Conheça a RN about us acerca-de-nosotros |   O que fazemos |   Notícias   |  Artigos   |  Contato
Ambiental

Estão listadas a seguir algumas ações relacionadas com o enfoque ambiental:

  • Substituímos mais de 95% de todo o papel utilizado na empresa por papel reciclado e adotamos lápis fabricados com madeira de reflorestamento para uso interno e brindes. Hoje utilizamos papel com certificação da gestão florestal sustentável – PEFC.
  • Evitamos ao máximo a impressão de documentos e reaproveitamos folhas de papel usadas como rascunho para minimizar o consumo desse item.
  • Só utilizamos lâmpadas frias visando economizar energia. Procuramos utilizar o mínimo possível os aparelhos de ar condicionado e colocamos insufilme em todas as janelas, o que reduz o consumo destes aparelhos.
  • Doamos todos os monitores de vídeo dos nossos computadores e substituímos por telas de LCD, o que reduziu em mais de 50% a energia elétrica consumida por esses aparelhos.
  • Temos um local específico em nosso escritório onde todos os nossos colaboradores depositam pilhas e baterias usadas, que periodicamente são levadas a coletores sérios.
Seguem mais algumas de nossas ações na área ambiental, em ordem cronológica inversa:
  • A E.E. Prof. José Mesquita de Carvalho está participando do projeto “Reinventando o Ensino Médio” na área de Empregabilidade, abrangendo os tópicos de Comunicação, Tecnologia da Informação  e Meio Ambiente e Recursos Naturais. Dentro desta perspectiva, a Morro Verde Educação Ambiental, parceira da Rodarte Nogueira, proferiu, em 19.02.14, uma palestra sobre Meio Ambiente e Recursos Naturais, para 250 alunos do 1º ano do Ensino Médio. A palestra consistiu em demonstrar para os alunos os parâmetros do programa Reinventando o Ensino Médio e, para que eles pudessem entender efetivamente esse projeto, foram apresentadas as ações realizadas pela Morro Verde Educação Ambiental, mostrando a eles como é possível na prática realizar um projeto de educação ambiental.
  • No dia 21.09.13 (sábado) voluntários da Rodarte Nogueira, Oliveira Rodarte e Plurall fizeram mais um mutirão de limpeza no quintal do Lar Dona Paula, em complemento ao que já havíamos feito em 27.07.13, com o apoio da Morro Verde Educação Ambiental. Varremos todo o terreno, tiramos folhas secas das plantas, replantamos algumas, aramos a terra, molhamos as plantas, colocamos veneno nos matos que nascem nas ranhuras do cimento, etc. A Rodarte Nogueira forneceu os insumos necessários. Contratamos os serviços de um jardineiro para fazer o serviço mais pesado de capinar o terreno e mudar vasos de lugar. O resto foi com a gente! Desde janeiro de 2010 prestamos apoios eventuais ao Lar Dona Paula, que dá abrigo a aproximadamente 60 senhoras carentes e fica no bairro Padre Eustáquio, em BH.
  • Em 20.09.13, 80 alunos da Escola Estadual Professor José Mesquita de Carvalho fizeram uma excursão para Ouro Preto, acompanhados pela vice-diretora da escola e por professores de Artes, Literatura, Sociologia e Geografia. A Rodarte Nogueira contribuiu com o lanche que a escola distribuiu para os participantes. Os alunos foram orientados e estimulados a observar os pontos turísticos e os aspectos ambientais do local. Andaram pelas ruas da cidade, onde puderam contemplar o mais importante conjunto arquitetônico do país, suas igrejas, museus, pontes, chafarizes, casario e ruínas. Circundada pelo Parque Estadual do Itacolomi, Tripuí e por várias cachoeiras, Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade, mescla história, cultura e natureza privilegiada. O passeio foi um sucesso e posteriormente os professores realizaram atividades sobre o passeio em sala de aula. O professor de Geografia, Fábio Gontijo Couto, da Morro Verde Educação Ambiental, parceira da Rodarte Nogueira, procurou focar principalmente o aspecto ambiental da viagem.
  • No dia 27.07.13 (sábado) das 8 às 13h colaboradores da Rodarte Nogueira fizeram um mutirão de limpeza no quintal (muito grande) do Lar Dona Paula, que dá abrigo a aproximadamente 60 senhoras carentes. Foram plantadas mudas de árvores frutíferas, sementes de alface, etc., com o apoio da Morro Verde Educação Ambiental. Levamos vassouras e ferramentas de jardinagem como tesoura, pá e enxada, sendo que algumas foram doadas para o asilo. A Rodarte Nogueira forneceu as sementes, adubo, sacos de lixo e demais insumos. A Morro Verde levou as mudas. Varremos todo o terreno, tiramos folhas secas das plantas e dos canteiros. Foram enchidos em torno de 12 sacos de lixo de 100 litros cada. Replantamos algumas plantas, aramos a terra para plantar sementes e mudas, etc. Levamos 3 tabuleiros de bolo diet e refrigerantes também diet para comemorar com as velhinhas o aniversário de um dos nossos colaboradores. Foi um momento muito agradável e emocionante.
  • Maio de 2013: realizado projeto de Promoção da Saúde e Prevenção da Violência por meio da Educação Ambiental relacionado à problemática do lixo urbano, que atingiu 240 alunos do 7º ano do ensino fundamental do Instituto de Educação de Minas Gerais – IEMG. A Morro Verde, parceira da Rodarte Nogueira, ministrou aulas sobre a importância do lixo na saúde das pessoas. Na conclusão do projeto, houve um mutirão de limpeza no IEMG, dentro e fora das salas de aula, coordenado pela Morro Verde, com distribuição de guloseimas para os alunos. A escola mantém um projeto de prevenção da saúde bucal, com distribuição de kits de higienização bucal para os alunos.
  • A Morro Verde Educação Ambiental realizou no dia 23.04.13 uma ação para controle do lixo no IEMG. Seguindo os parâmetros da Educação Ambiental, que é interdisciplinar, a ação teve a participação de professores de Geografia, Ciências, História, Português, dentre outros. Foram distribuídos pirulitos, balas e pipocas doces para os alunos, que foram orientados a descartar os plásticos e papeis de maneira correta nos sacos de lixo fornecidos pela Rodarte Nogueira, que também ofereceu os doces. A escola possui um projeto de saúde bucal, que distribui escovas de dente, creme dental e fio dental para os alunos. O objetivo foi o de demonstrar como o trabalho das faxineiras da escola é duro e que os alunos podem ajudar apenas não jogando lixo no chão. Foram distribuídas também mudas de árvores frutíferas para os alunos, que foram orientados como plantá-las e sobre a importância da preservação do meio ambiente. Foi utilizado material didático explicando os problemas causados pelo lixo à saúde dos alunos, além de gráficos explicitando a quantidade de lixo que produzimos. Foi feito um mutirão de limpeza dentro e fora das salas de aula e os alunos encheram 8 sacos de 100 litros de lixo. Foi um sucesso… os alunos participaram, a direção, os professores, as faxineiras… todos gostaram e aderiram rapidamente ao projeto.
  • Em setembro de 2012 realizamos uma campanha de doação de eletrodomésticos em condições de uso, entre os colaboradores da Rodarte Nogueira, com o apoio do restaurante Cozinha da Jane e seus clientes. Foram arrecadados 2 aparelhos de TV, 3 sanduicheiras, 1 liquidificador, 1 cafeteira, 3 enceradeiras, monitores de computador, teclados, estabilizadores de energia, dentre outros. (Ver fotos em Responsabilidade Social > Fotos e Vídeos ) Os aparelhos foram doados a moradores da comunidade Morro das Pedras, em BH, no dia 21.09.2012, quando foram instaladas 2 cooperativas no local: fabricação de sabão ecológico e de objetos de decoração feitos com aproveitamento de potes e garrafas de vidro. Os tabletes de sabão ecológico fabricados na comunidade em 11.08.12 foram embalados e colocados à venda de um dos responsáveis pelas cooperativas (ver foto em Responsabilidade Social > Fotos e Vídeos), o que vai ajudá-lo a pagar a máquina de cortar vidros. Na foto mencionada aparecem também objetos de vidro já prontos, doados pelo Projeto Morro Verde, que também poderão ser vendidos para ajudar no pagamento da máquina. Na ocasião, Fábio Gontijo, da empresa Morro Verde, acompanhado do Cláudio, sócio da Rodarte Nogueira, fizeram uma demonstração a membros da comunidade de como utilizar a máquina de cortar vidros. Daí em diante caberá aos responsáveis tocarem essas duas cooperativas, mas o Projeto Morro Verde continuará supervisionando e dando o apoio necessário, continuamente. O próximo passo é realizar essas oficinas em outras comunidades.
  • O folder dos novos produtos oferecidos pela Rodarte Nogueira, lançado em agosto/12, foi feito com papel misto, com o certificado FSC – Forest Stewardship Council (www.fsc.org). As marcas registradas do FSC fornecem uma garantia para os consumidores de que os produtos que eles compram provêm de fontes responsáveis.  Permitem a eles escolher os produtos que apoiam a conservação da floresta, oferecem benefícios sociais, e permitem ao mercado oferecer um incentivo para uma melhor gestão da floresta.
  • Projeto Morro Verde faz sabão ecológico: O óleo de cozinha já utilizado é um resíduo que provoca grande impacto no meio ambiente. Grande parte das cidades brasileiras não possuem uma forma adequada para descartar esse material. Para se ter uma ideia do tamanho desse problema, basta citar que o óleo vegetal é o responsável pelo entupimento de encanamentos (além de provocar graves problemas de higiene e mau cheiro); dificulta a entrada de luz e oxigenação, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática; também causa a impermeabilização do solo, contribuindo para o aumento do número de enchentes. Com a produção do “sabão ecológico”, esse problema é minimizado pelo fato de ele ter permanência de menos de 24 horas no meio aquático, sendo assim, extremamente biodegradável. A produção de sabão a partir de gordura é uma prática milenar e a Morro Verde, em conjunto com a Rodarte Nogueira, realizou  um trabalho de reciclagem de óleo no restaurante Cozinha da Jane em BH no dia 19.07.2012. O trabalho será realizado em outros locais e com ingredientes diferentes para saber qual a  melhor receita para fazer o sabão. Em 11.08.12 ensinamos ao pessoal da comunidade Morro das Pedras a fazer o sabão, já com outra receita, para compararmos qual a melhor relação custo x benefício e divulgarmos depois qual a melhor receita a ser adotada.
  • Implantamos projeto em  parceria com a empresa de educação ambiental Morro Verde, com o  objetivo de promover a educação ambiental de forma mais ampla e massificada possível, gerando assim a imagem de “empresa verde”, usando inicialmente a metodologia de plantio de mudas de árvores frutíferas, reciclagem de vidro e produção de sabão ecológico feito com óleo de cozinha usado. Cabe ressaltar a capacidade de interação com os moradores e o fato de o projeto ter o foco de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência, por meio da Educação Ambiental, com o aumento e estreitamento de vínculos com a comunidade. Ver fotos (mudas, vidrosóleo), e descrição resumida do projeto na pág. 9 do Jornal do Gutierrez de maio/2012:
    http://www.jornaldogutierrez.com.br/public/edicoes/244069352.pdf.
  • Iniciamos em fevereiro de 2011 um sistema de coleta seletiva de lixo, subdividindo-o, num primeiro momento, em 3 categorias: papéis, plásticos e outros.
Política Nacional de Resíduos Sólidos foi aprovada em 2010 para enfrentar dois grandes dilemas: como diminuir a quantidade de lixo e o que fazer com ele. A responsabilidade pelo destino final dos resíduos sólidos – embalagens, peças, produtos e outros materiais que poderiam retornar ao ciclo produtivo – passou a ser compartilhada com quem produz, quem vende e quem consome, ou seja, todos nós. Saiba como fazer a sua parte consultando o site www.planetasustentavel.abril.com.br.
  • O folder dos novos produtos oferecidos pela Rodarte Nogueira, lançado em agosto/12, foi feito com papel misto, com o certificado FSC – Forest Stewardship Council (www.fsc.org). As marcas registradas do FSC fornecem uma garantia para os consumidores de que os produtos que eles compram provêm de fontes responsáveis.  Permitem a eles escolher os produtos que apoiam a conservação da floresta, oferecem benefícios sociais, e permitem ao mercado oferecer um incentivo para uma melhor gestão da floresta.

ONDE RECICLAR:

Postos de entrega de resíduos eletroeletrônicos em Belo Horizonte – MG:

  • Comitê para Democratização da Informática – CDI: (31) 3373-2150
  • Centro de Recondicionamento de Computadores de BH – CRC: (31) 3277-6064 crc.bhdigital@pbh.gov.br

O site Made in Forest (madeinforest.com) reúne informações sobre postos de entrega de materiais recicláveis e permite busca por cidade. Os materiais são divididos por categoria como vidros, PET, remédios vencidos e entulho de construção civil. O próprio internauta pode cadastrar novos postos de coleta no site, de forma que os dados são permanentemente atualizados.

Pontos de recolhimento de óleo de fritura (notícia do jornal Estado de Minas de 27.08.2011): O descarte de um litro de óleo na rede de esgoto pode resultar na degradação de 1 milhão de litros de água, ou o equivalente ao consumo de uma pessoa por 14 anos. A Prefeitura de Belo Horizonte tem parceria com a Recóleo para descarte de óleo de cozinha. A empresa tem ecopontos em colégios (São Paulo, Marista Dom Silvério, Master, Santa Dorotéia, supermercados (EPA, Super Nosso, Via Brasil, Mart Plus, Wall Mart), laboratórios farmacêuticos (Hermes Pardini), e agências bancárias (Banco do Brasil) de Belo Horizonte. O óleo recolhido, após reciclado é transformado em sabão em barra, biocombustível, ração animal, tinta óleo, adubo e ainda pode ser usado para untar formas de pré-moldados da construção civil. Para descarte do resíduo, basta levar o óleo e entregá-lo num dos pontos credenciados. A lista completa pode ser consultada no site www.recoleo.com.br (aba COLETA).

  • Parceiros
Rodarte Noqueira
Av. Francisco Sales, 1614, 17º andar - 30150 224
Belo Horizonte, MG, Brasil

BH (31) 3346 0100